15 de fev. de 2011

Antropologia II - Biografia: H. Morgan

Lewis Henry Morgan (Antropólogo, etnólogo e escritor) 1818 – 1881

Antropólogo, etnólogo e escritor estadunidense nascido em uma fazenda, cinco milhas ao sul de Aurora, New York, United States, um dos fundadores da moderna antropologia científica.
Foi educado na Cayuga Academy, formado em direito no Union College (1840) e inicialmente exerceu a advocacia na cidade de Aurora. Mudando-se para Rochester (1844), cidade onde ficou até morrer, fez sucesso como advogado e envolveu-se com política, filiando-se ao Partido Republicano, e foi deputado e depois senador.
Foi quando se interessou por antropologia e pelas questões ligadas aos iroqueses e começou seu trabalho em defesa dos direitos dos índios, ao mesmo tempo em que se dedicava a estudar a cultura do povo iroquês.
Nos anos seguintes, fez pesquisa de campo entre os iroqueses, de onde retirou material para sua reflexão sobre cultura e sociedade. Desenvolveu pesquisas de campo entre numerosas tribos norte-americanas e pesquisou material de outras regiões do mundo, o que o levou a elaborar uma classificação universal dos sistemas de parentesco, no qual tentou estabelecer conexões de sistemas de parentesco em escala global.
Foi o primeiro a estudar os sistemas de parentesco e elaborar uma ambiciosa teoria sobre a evolução cultural do homem, segundo a qual a evolução cultural de uma sociedade se desenvolveria em três etapas: selvageria, barbárie e civilização.
Foi eleito membro da American Association for the Advancement of Science, a AAAS (1856), da National Academy of Sciences, a NAS (1875) e presidente da AAAS (1879). Morreu em Rochester, New York, e seus principais livros foram The League of the Ho-dé-no-saunee, or Iorquois (1851), Systems of Consanguinity and Affinity of the Human Family (1871), sobre os sistemas de parentesco em escala global, Houses and House-lives of the American Aborigines (1881) e Ancient Society (1877), no expôs sua teoria sobre os três estados de evolução da humanidade.

Nenhum comentário: